sábado, 6 de setembro de 2008

Isabel, Pedro, Inês e Coimbra

Um post para além de defasado, mas nem por isso desmerecido.

Afinal, é mais que devido um post sobre as figuras emblemáticas de Coimbra e seus amores

A primeira "personagem" deste post não por acaso é a Padroeira de Coimbra e nos dias de hoje, o dia da cidade é o dia 4 de Julho, dia de aniversário de sua morte.

A Rainha Santa Isabel foi casada com El-Rei Dom Diniz, Rei de Portugal (criador da Universidade de Coimbra, em 1290), nos idos de 1300.
Sempre caridosa, a aragonesa dizia que Deus a tornara rainha para que ela pudesse ajudar aos necessitados e assim fazia sempre que podia.
Com serenidade, impediu guerras entre seus pares: primeiro entre seu marido e o filho D. Afonso IV, de Portugal e depois entre D. Afonso IV e o esposo da neta, D. Afonso XI, de Castela, pouco antes de sua morte.
Durante sua vida lhe foram atribuídos diversos milagres de curas e também o chamado "Milagre das Rosas":
Numa ocasião, conta-se, dedicava-se a distribuir moedas de seu dote (em algumas versões fala-se em pães) entre os pobres e necessitados quando o rei apareceu e questionou-lhe o que escondia junto à saia. Temendo possíveis represálias respondeu: "São rosas, senhor". "Mas em Janeiro não há rosas. Deixai-me ver que cheiro exalam." E ao soltar a saia eis que só rosas deitam-se ao chão.
Após a morte de d. Dinis passou a dedicar-se à caridade completamente, "refugiando-se" no Convento de Santa-Clara-a-Velha em Coimbra, em pobreza voluntária e dedicando seus bens à construção de conventos, hospitais e outras obras assistenciais.
Faleceu em 1336 em Santarém, mas conforme seu desejo foi sepultada em Coimbra, no mosteiro Santa-Clara-a-Velha. Foi beatificada em 1516, pelo Papa Leão X e canonizada em 1625, pelo Papa Urbano VIII.
Conta-se ainda que durante a viagem para o sepultamento (Santarém fica perto de Lisboa, a mais ou menos 200km de distância de Coimbra) havia o receio do cadáver entrar em decomposição acelerada pelo calor do verão, e a meio da viagem o caixão começou a abrir fendas e por onde escorria um líquido, que ao invés de provir da decomposição cadavérica esperada exalava um aroma suavíssimo.
A Rainha Santa Isabel é representada pela imagem do milagre das rosas.
(Mais destas histórias aqui ou aqui)

Os próximos "personagens" são os protagonistas da "História de Amor" de Coimbra, digna de Romeu e Julieta ou Tristão e Isolda, e bem poderia ter servido de inspiração, já que ocorreu não muito depois dos acontecimentos relacionados à Rainha Santa: Pedro e Inês.
D. Pedro (o I de Portugal) era neto da Rainha Santa Isabel, filho de D. Afonso IV. Casado com Constança Manuel, da Casa de Castela, apaixonou-se por uma de suas damas de companhia: Inês.
O Rei D. Afonso IV, fervoroso nos valores da Igreja, repreendeu o fato exilando-a, o que não impede que os dois continuem a se comunicar.
Quando Constança faleceu ao dar à luz o herdeiro do trono, Inês foi reintegrada à corte por Pedro para desgosto de todos, especialmente o pai.
Com o nascimento sucessivo dos filhos do casal, a instabilidade no reino de Espanha, a investida de Pedro em tentar unir os reinos de Leão e Castela e boatos de ameaças de morte ao filho legítimo de Pedro, d. Afonso IV incide a culpa sobre Inês.
Quando o casal passa a viver em Coimbra, no Mosteiro de Santa Clara, onde a Rainha Santa passara seus últimos anos, especula-se um casamento secreto. Sob a negativa de Pedro, d. Afonso decide mandá-la matar no próprio mosteiro, em 1355, com honras de nobreza.
Conta-se que deste evento choram as filhas do Mondego ("surge" a Quinta das Lágrimas) e as algas avermelhadas que por lá ainda afloram são o sangue jorrado de Inês.
Quando d. Pedro é coroado rei, em 1357, declara legítimo seu casamento com Inês, e deste modo a torna rainha, mesmo depois de morta, donde advém o dito: "Agora Inês é morta" para indicar que a solução chega tarde demais.

Em Coimbra, além da Quinta das Lágrimas há ainda o Penedo da Saudade em memória destes infortunados amantes.

Um comentário:

Unknown disse...

Sensacionais essas estórias!!
Saudades de Vc!!