sexta-feira, 17 de julho de 2009

Gramática Portuguesa

Não tem jeito, eu cada dia aprendo um termo novo por aqui...

Um verbo novo que ouço há tempos, mas que só recentemente realmente aprendi o que significa (e entendi realmente a palavra) foi amealhar (eu cismava que era mealhar) que significa juntar dinheiro, fazer economia... vem de mealha que eram as primeiras moedas. Foi justamente assim que aprendi de vez o significado da palavra, fui a um museu (o do Castelo de São Jorge em Lisboa) onde tinham umas mealhas em exposição... e de repente, tudo ficou claro!!! hahahahaha embora ainda com um "errinho" ortográfico... depois vendo um programa de perguntas e respostas é que o apresentador utilizou o verbo e percebi a presença do "a" que confirmei com o Ric para ter certeza de vez.

Logo em seguida a esta constatação uma situação pelo menos risível.

O programa é uma versão do O Jogador da Record, se não me engano. Aparece uma pergunta, a palavra XXX é:
a) grave
b) aguda
c) esdrúxula

Juro, comecei a rir, imaginei que a tal classificação era algo que não tínhamos no Brasil, mas achei esdrúxula a utilização do termo esdrúxula como opção, achando que era recurso à falta de uma terceira opção.

Com a minha reação tão intensa e o Ricardo tão impávido a sugerir a resposta nem pude acreditar quando perguntei: "Mas esdrúxula é mesmo a sério??"

Era!!!

Qual não foi a minha surpresa!!!

Fica o regist(r)o:
- aguda é a nossa oxítona
- grave é paroxítona
- esdrúxula é proparoxítona

Vivendo e aprendendo todo dia!

Afinal, sempre Mai ;)

2 comentários:

Lhoyane e Jomar disse...

Então - neste caso - ADORO palavras esdrúxulas (proparoxítonas).

Mai disse...

Você me vem com cada uma!!! que parecem duas :P

saudades!