quarta-feira, 11 de junho de 2008

Novamente as brasileirAs em Portugal

Bom, só para corroborar a reportagem que linkei no blog junto com meu post no dia 23 de maio, segue outra reportagem, desta vez pelo UOL.

Deixando claro que eu estou aqui em Portugal, e continuo aqui, porque aprendi a lidar, superar e não me importar com tais situações, quase sempre... mas mais para se possível alertar que isso acontece SIM e que nosso mundo por aqui não é bem um mar de rosas que as pessoas querem achar.

Para terem mais uma ideia, uma vez recebi a visita de uma senhora amiga de meu pai com o marido, ambos como turistas por Portugal. Ela toda sem jeito me perguntou sobre a questão do preconceito e respondi igualmente sem jeito, não queria parecer "cuspindo no prato que comia" e então ela revelou que perguntava isto porque tinha se sentido vítima de preconceito na temporada até ali e queria saber se era normal.

Ressalto, ela era uma SENHORA ACOMPANHADA DO MARIDO E TURISTAS. Mesmo se eu não tivesse dito nada até agora, só com este ponto de partida vocês já podem pintar o resto do quadro.

Diante das minhas experiências, das experiências de amigas e agora destas reportagens estou pensando seriamente em omitir minha nacionalidade do meu currículo. Sim, é um bocado anti-ético, mas é imoral desdenhar uma candidatura pela nacionalidade (se não foi solicitada esta característica) antes mesmo de conversar com a pessoa. Ao menos assim se eu não conseguisse algo é mesmo por quem eu sou e não por onde eu nasci. Se bem que a minha formação e estágios denunciam que sou de fora, mas ao menos a pessoa terá saído do cabeçalho quando chegar nesta parte e talvez lhe pareça valer a pena continuar. E na entrevista ficará claro, mas até aí já terei tido o direito de me apresentar.

Vou pensar melhor a respeito, não gosto destas burlas, mas estou cansada de nem ao menos receber uma confirmação da recepção das candidaturas, me sinto falando com as paredes!!!

Bom, vamos ver no que dá...

Sempre Mai :)

Nenhum comentário: