domingo, 8 de junho de 2008

Aberta a Temporada de Despedidas

Se há uma coisa REALMENTE triste a respeito de Coimbra é o fato de que, na maior parte das vezes, os amigos que fazemos vão embora.
Esta certeza traz à tona uma série de sentimentos diversos, confusos e até conflitantes.
Por um lado é muito bom conhecer pessoas de todos os lugares imagináveis a cada semestre. Por outro, estas pessoas têm suas vidas nestes outros lugares imagináveis e ao fim de 6 meses ou 1 ano voltam para estas vidas. Os poucos que ficam são brasileiros e portugueses, claro.
É por este motivo que alguns destes que ficam acabam se "unindo" a outros que ficarão por um tempo maior também, numa tentativa de se preservar da futura e inevitável despedida. Confesso que mesmo sem querer fiz isso no segundo ano de Coimbra, mas ainda senti as despedidas, desta vez então... UI!
E se morar em Coimbra É conviver com os "Erasmus" (alunos de intercâmbio para 6 meses ou 1 ano na uni), nesta casa fica quase impossível fugir do convívio diário com eles. São duas levas por ano: a maior em Setembro, com despedidas em Fevereiro e outra em Fevereiro com despedidas entre Junho e Julho. No meio tempo ainda têm os "veranistas" que vêm para o fazer aulas de Português em Julho. Agosto é o mês da Cidade Fantasma, não fossem os turistas. Ouvir Português neste mês pelas ruas de Coimbra é quase uma dádiva, foram todos viajar pelo alto-verão, ou voltaram para casa depois do ano estudantil em Coimbra.
Voltando à rotina da casa, não sei se já disse, aqui somos muitos, 25-26 mais a família da nossa senhoria-mãe, que tenta não ficar louca com o povo por aqui. A maioria dos moradores vem para Erasmus e este ano ainda tem a particularidade de dois dos portugueses da casa saírem para Erasmus, ou seja, este ano, até "os que ficam" vão!!! rsrsrs
A temporada das despedidas foi aberta "oficialmente" ontem, quando a belgo-brasileira Hanne protagonizou a despedida. Vou sentir falta daquela guria, como ainda sinto das primeiras meninas que vi partir, em Fevereiro de 2006.
Pelo menos com a net podemos manter contato. Uns não resistem e voltam logo para uma visita. Nós ganhamos "pousada" em outros ares. E uns até nos lembram que ainda existe o correio "de papel", mandando cartões postais de vez em quando.
Esta semana foi a vez do Niels, também belga, que foi da leva de Fevereiro de 2007, mandar um postalzinho simpático e me lembrar o quanto eu tenho sido incompetente neste quesito com o povo no Brasil (vou tentar melhorar, prometo!).

No fim, VALE MUITO A PENA CONHECER CADA UM DOS QUE PASSAM POR AQUI, SE DEIXAM E SE VÃO... fica a saudade, mas também a AMIZADE!!!

É por isto que não posso negar que AMO MUITO TUDO ISTO!!! hahaha

Sempre Mai :)

Nenhum comentário: