sexta-feira, 23 de maio de 2008

Muitas idéias, pouca paciência

É assim que tem sido os últimos dias, tive várias idéias para postar ou mesmo de coisas para fazer fora do comp, mas paciência que é bom também, está em falta... e quando tem, vem em enxurrada... como hoje, por exemplo... se a coisa se seguir vão ser 3 ou 4 posts, em cada um, um assunto diferente.

Este primeiro aproveito para explicar um pouco o motivo desta falta de paciência, hoje tive que apresentar os documentos para a renovação do visto, o que significa que a semana inteira e mais um pouco foi para ver as pendências para isto, pendências que "obviamente" seguiram como pendências, entreguei o que tinha e fiquei com o compromisso de resolver o restante pelas próximas 2 semanas, inclusive um contrato de trabalho... vá lá, vá lá...

Mas se é uma coisa realmente inconveniente por aqui é a burocracia, ou como ouso dizer informalmente, a buRRocracia, isso porque não bastasse tudo depender de uma tonelada de papéis ainda tem a má vontade e a "mania" de esquecer de dizer ao menos um item a cada "visita".

Cito alguns exemplos:
- na Ordem dos Engenheiros (ainda o melhor serviço que recebo por aqui, mas também pelo que pago, pudera!): sobre a entrega do relatório de estágio para o processo de efetivação como membro, perguntei o que mais era necessário além do relatório e do parecer do orientador, resposta: NADA! quando fui entregar a surpresa: a "brincadeira" custa 162€! quer dizer que isto é NADA?? Tá bem, então!
- na Universidade: depois de 20 dias que defendi o mestrado me ligaram que junto com as cópias impressas eu deveria ter entregue 2 cópias em CD... caramba, levaram mais de 2 meses para descobrir isto? (já que as cópias impressas entreguei em fevereiro e teoricamente ou eles aceitam tudo certo ou não aceitam nada)... detalhe: nem antes da entrega dos impressos, nem durante, nem na defesa houve qualquer referência aos tais CD's... resultado: meu processo de finalização do mestrado ficou travado por falta de "documentação". Ah! E devolveram um cópia impressa que "sobrou"... argh!!!
- na Universidade, parte 2: para pedir o certificado de conclusão, dizem: comprar e preencher os formulários de requisição e fazer a transferência bancária para a conta X. Já me irritei de só poder pagar por transferência, por que daí tinha que tirar da conta do Brasil, depositar na daqui e só então fazer a transferência. OK! Nada grave, se os caixas onde tentei a operação não ficassem com frescura! com muito vaivém nesta história, volto à Universidade e então viram e falam: Falta a cópia do passaporte! P... não podiam falar quando fui da primeira vez??? Eu (e minha boca grande) fui questionar isto e o cara ainda fez que ele não tinha nada com isto. Consegui? Só dar entrada, pq o certificado não pode ser emitido enquanto a faculdade fica travando minha documentação, mesmo depois da entrega dos ditos CD's.
- no SEF, para a renovação do visto: pedem comprovativo de alojamento, e dizem ser o atestado de residência da junta da freguesia (que você tem que comprar e preencher o formulário na Junta de Freguesia local, tipo sub-prefeitura, e solicitar que dois comerciantes locais atestem e SE RESPONSABILIZEM que você more onde está dizendo que mora. Agora me diga, quantos comércios você freqüenta E o responsável sabe onde você mora??? a não ser que você more em frente a eles ou seja amigo pessoal do dono, nenhum, certo? e para completar, os comércios em frente a minha casa são de outra freguesia... no comments!), bom depois desta confusão toda sobre o atestado o absurdo: este pode ser substituído por um simples recibo de aluguel!!! Poxa, custava dizer?? Ah! E aqui também nunca fazem referência a valores, que sempre existem e só podem ser pagos em dinheiro.

Deu para sentir o DRAMA!?? Isto que só citei os "causos" do último mês!!!
Dá para entender o porquê da minha irritabilidade acrescida só de pensar em papelada por aqui...

E para ajudar, ao lado de casa tem um centro comunitário onde um infeliz desafinado ensaia gaita de fole várias vezes por semana ao fim da tarde!

Para fechar com chave de ouro: naquela confusão de transações bancárias perdi o cartão do banco daqui e só percebi hoje, tá sobrando dinheiro mesmo!

Por que será que referem a mim como uma "escrava da Lei de Murphy"? ou outras denominações equivalentes.

Nenhum comentário: