domingo, 18 de maio de 2008

O Caos das Grandes Metrópoles

Lendo o blog da Carol, num post em que ela falava sobre o crescimento desacelerado de Sampa, juntei com o meu espanto com a desigualdade que encontrei entre "skycrapers" e barracos na Cidade do Panamá e surge este post.

Como muitos sabem eu sou uma amante do CAOS, aprendi a gostar do caos, já que ele sempre esteve comigo, e naturalmente me perguntam: Então você não vê a hora de voltar para São Paulo, não é mesmo?? E eu respondo, sim e não.

Explico: O problema do CAOS das grandes metrópoles é que ele vira rotina, uma rotina triste, extenuante e até malvada... às vezes nem damos por isto, até sair desta rotina. Quem de vocês nunca sentiu o ar diferente ao entrar em Sampa de volta de uma viagem?? Eu que sou uma autêntica dorminhoca de veículos automotores (pareço bebê, passou de meia hora de viagem apago) sempre acordava mal entrava na cidade, independente de onde estava vindo, por qual estrada... o ar era um verdadeiro despertador.

E é disto que estou falando, dentre outras coisas. Cansei de passar duas horas no trânsito para ir a qualquer lado, de morar sempre longe, de nunca saber que horas iria chegar, de perder tempo (ainda mais que não tenho o dom de ler em movimento, pelo contrário, se eu não dormir, só de ver passar as imagens na rua eu passo mal), enfim...

Chegar em Coimbra foi um alívio neste sentido, os "autocarros" passam quase sempre na hora marcada, exceto os que vão para o Pólo 2 (embora sejam mais lerdos que eu a andar), trânsito aqui são 5 carros parados no semáforo, posso ir a qualquer lado a pé, as nuvens são de chuva, as estações do ano existem como a gente aprende quando criança (este ano tá meio fora, mas vá lá), os sons são os sinos das igrejas e os turistas turistando... enfim!

Resultado: sinto falta das opções de Sampa, mal aproveitadas pelos paulistanos, digo-te já, até mesmo por mim quando ali morava, mas o sossego do dia-a-dia de Coimbra, ou de toda Portugal ainda me são fascinantes. Adoraria poder viver em Portugal e curtir Sampa nas horas vagas, já que não posso sigo minha tentativa por aqui por mais um tempo, se não rolar volto para o Brasil, mas para Sampa, só se for algo mesmo irrecusável, senão vou mesmo preferir só curtir Sampa de vez em quando, daqui ou daí...

Nenhum comentário: