terça-feira, 11 de março de 2008

"Elizabeth - A Era de Ouro"

Eu adoro filmes e séries que representem épocas históricas. Então, mesmo sabendo que é um filme comercial, elevei as expectativas em relação a este filme: big, big mistake!!!

Sim, a ambientação e o figurino estão bem... a seqüência histórica por si? Aceita-se. Salvo isto as ressalvas são muitas: está muito romanceado e a personalidade dos personagens dúbia. Talvez tal impressão advenha do minha falha em não ter visto a primeira parte, talvez eu tenha esperado demais, talvez tenha entendido mal.

É verdade que os filmes épicos, especialmente hollywoodianos, devem ser romanceados para atrair o grande público, concordo, aceito e até perdôo eventuais falhas que isto introduz à história. É bem por isto, que ao contrário do que se podia esperar, fiquei ainda mais curiosa em ver o primeiro filme, tentar descobrir o que perdi no meio do caminho e quem sabe me redimir.

Mas enquanto isto não ocorre ficou a má impressão. Minha mais dura crítica é justamente a fraqueza de espírito mostrada por Elizabeth. Ficou difícil acreditar que uma rainha britânica daqueles dias, que viveu tanto tempo no poder, que afinal engendrou o poderio da Inglaterra pós-febre das Grandes Navegações, pudesse ser assim tão fraca... não seria possível, simples assim!

Com esta visão me incomodando desde o início do filme, confesso que ficou difícil tomar atenção em mais alguma coisa...

Nenhum comentário: