segunda-feira, 28 de julho de 2008

Coringa X Alex DeLarge

Eu tenho um outro material me martelando a cabeça sobre as histórias de Coimbra, mas este é mais complexo e eu quase não dormi ontem, então estou podre para variar... mas não resisti fugir ao inevitável para mim neste momento: falar de 2 atuações surpreendentes no cinema!

Quem pensou no Coringa de Heath Ledger, sensação do momento, acertou! Mesmo depois de ler tanta informação que poderia me decepcionar com o filme, fiquei mesmo impressionada pela intensidade desta atuação. Foi um pouco estranho ver uma Gotham tão clara, normal e pouco gótica... um Batman ferido... mas fica claro que esta era mesmo a intenção, trazer o filme para tão perto da nossa triste realidade que nos alerte que um simples herói mascarado não é suficiente.

Tampouco a solução passa por "eliminar a maldade" dos criminosos, como se tenta fazer com o Alex DeLarge, personagem do outro filme do fim de semana: nada menos que Laranja Mecânica.

E o mais incrível de assistir estes dois filmes num espaço exato de 24 horas é simplesmente a troca que a cabeça faz entre estes personagens e atores, tentando colocar um no lugar do outro, fazendo as diversas combinações possíveis. Tem qualquer coisa no olhar dos personagens que os conecta, ao menos vistos neste curto espaço de tempo.

OK! A história de Laranja Mecânica é muito mais elaborada, mais direta, mais "soco no estômago", mais Kubrick (embora a mensagem pretendida ainda não tenha sido bem assimilada depois de quase 40 anos), mas me refiro a estes dois personagens não ousaria estender ao filme como um todo!

O vazio dos sentimentos, da culpa, ou do que quer que seja, de ambos é tão latente que assusta, tal como fez outrora o velho conhecido Hannibal Lecter do Hopkins, mas aí já é oooooooutra história.

Um comentário:

Anônimo disse...

Que dia lindo você teve!
Estes dois filmes são ótimos, o terceiro também, o de Hannibal Lecter :)

Gostei